Prefeitura Municipal de Oliveira - Portal da Cultura

Você sabia? Hoje, montar o portal de sua cidade é tão fácil quanto brincadeira de criança.
Imprimir Email

Institucional

Oliveira vai ganhar memorial da música

por Publicada na Gazeta de Minas

26/07/2016 15:37

 O setor cultural de Oliveira vai ganhar em breve um grande impulso, resultado de iniciativas que estão sendo adotadas por Nêm Campos, titular da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo (Selctur). Entre as inovações anunciadas por ela está a criação de uma escola e do memorial da música de Oliveira,restauração da sede e contratação de um maestro para a Lira Municipal, obra que já foi executada. De acordo com a ex-secretária, as ações serão concretizadas com recursos da Selctur, oriundos principalmente do ICMS Patrimônio Cultural.

De acordo com Nêm Campos o complexo cultural de Oliveira, formado pela Casa da Cultura Carlos Chagas e pelo Teatro Municipal (em construção), vai ser ampliado em breve com a criação da escola de música municipal, que vai funcionar no prédio da antiga delegacia e cadeia pública da cidade, que possui bela fachada arquitetônica. Inicialmente serão ministradas aulas para instrumentos de cordas e a secretária informou que a intenção écomeçaras atividades da nova escola o mais breve possível.

Para isso serão realizados nos próximos dias serviços de limpeza e troca de vidros do imóvel, que foram quebrados por vândalos. A contratação de um professor de música também já está sendo providenciada pela Secretaria. No local, além da escola, será criado o memorial da música de Oliveira, além de espaços para outras atividades ligadas à música e à cultura em geral, como por exemplo, um recinto exclusivo para os ensaios de corais da cidade.

Para a criação da escola de música, já foi autorizado pelo prefeito em exercício Salatiel Alvim Lobato (PTB) a transferência para o local de mobiliário pertencente a outras secretarias. Os instrumentos utilizados serão aqueles adquiridos para a Secretaria de Educação e que não estão sendo utilizados. Segundo a secretária, são muitos os instrumentos disponíveis que estão guardados na Escola Municipal Walfrido Silvino dos Mares Guia. Pensando nos resultados da iniciativa, Nêm Campos já visualiza a formação de vários instrumentistas e até a criação de uma orquestra na cidade. Uma outra escola, para instrumentos de sopro, deve ser criada na sede da lira municipal, cujo prédio acaba de ser restaurado. As aulas serão dadas por um professor que está sendo contratado, não apenas para esse fim, mas também para auxiliar nos ensaios da banda de música.

A criação da escola de música naquele local foi possível diante da recusa da Polícia Civil em retornar para o prédio. A Prefeitura realizou no ano passado uma ampla reforma do imóvel, mas ele permanece vazio. Nêm Campos explicou que procurava um local para as aulas de música, quando o prefeito em exercício teve a ideia da utilização da antiga delegacia. A secretária informou que estuda a elaboração de parcerias com instituições de ensino para que outros projetos no setor cultural possam se materializar ainda este ano.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página