Prefeitura Municipal de Oliveira - Portal da Cultura

Você sabia? Este website foi desenvolvido com a solução Portal Fácil?
Imprimir Email

Institucional

Imagens sacras completam 140 anos

por Secretaria Municipal de Cultura

26/07/2016 15:47

Imagem

 Este ano completa 140 anos das imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores em Oliveira, segundo fontes as imagens foram mandadas para Oliveira pelo Sr. Antônio da Silva Campos e quando chegaram foram recebidas com muita festa pelo povo oliveirense juntamente com o reverendíssimo Vigário José Teodoro Brasileiro, vigário dessa cidade durante 50 anos.Quando as imagens chegaram em Oliveira no ano de 1876 foi encomendado para as duas imagens vestes de cetim e veldo bordadas com fio de ouro,encomendadas na França pelo avô do cientista Carlos Chagas. As imagens foram esculpidas pelo grande escultor português João d'Affonseca Lapa em Villa Nova de Gaya,essas informações vieram junto a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo dentro de sua cruz em um manuscrito "Esta cruz,Christo e Senhora da Soledade foi esculpida por João d'Affonseca Lapa. 1876 - Villa Nova de Gaya - Porto".
E até hoje emocionam e guarda consigo parte da história da religiosidade de Oliveira mas que isso,mantém vivo nos corações de cada oliveirense,a mensagem de esperança e perdão pregada por Cristo e Nossa Senhora para todos nós.

" Não se compreenderia Oliveira sem a sua Semana Santa. Não se compreenderia a sua Semana Santa sem essas duas imagens que tanto falam ao coração "
Heraldo Laranjo



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página